Conservado

Conservado
Compartilhe

Por Pitadas - 26 de julho de 2013


Quando a gente fala em limão, pensa logo naquele verdinho e redondo, tão popular. E qual mais poderia ser? Bem, em tese (ou seja, se a gente for usar critérios científicos), este limão-taiti nem pode ser considerado limão, acredita? O verdadeiro é o siciliano, este amarelo da foto, maior que o taiti e mais ovalado.

Não que a gente vá se prender a estes conceitos tão específicos, mas o limão siciliano é, de fato, uma super fruta. E o melhor é que está na época — momento certo para comprar, principalmente se considerarmos que, por ser de cultivo em clima temperado (o que torna sua produção mais restrita no Brasil), ele costuma custar um pouco mais caro.

No Panelinha, a gente é fã dele e temos uma série de receitas. Mas para você aproveitar ao máximo a época deste ingrediente delicioso, vamos sugerir, ao longo da semana, diversas preparações com o limão siciliano. Começando pela conserva, uma preparação multiuso tradicional da culinária marroquina.

Em essência, toda conserva — como o próprio nome diz — serve para preservar um ou mais ingredientes para além de seu tempo de colheita (isso vale também para geleias e confits). Esta versão salgada não vai ao fogo, como no caso das geleias. Basta juntar a fruta e seu caldo a um bom tanto de sal. Fechada num vidro, leva cerca de duas semanas para ficar pronta.

A conserva de limão siciliano é ótima para dar um sabor especial a saladas, massas, carnes, peixes e, claro, a tradicional tagine com cuscuz marroquino.

A seguir, confira como a receita é simples.

Conserva de limão siciliano
Faz 1 pote
Tempo de preparo: 10 minutos + 2 semanas

Ingredientes

6 limões sicilianos
6 colheres (sopa) de sal

Modo de preparo

1. Lave e seque as frutas. Numa tábua, corte 3 limões em gomos da seguinte forma: primeiro ao meio, no sentido do comprimento, e depois cada uma das metades em quatro gomos, também no sentido do comprimento (cada limão deve totalizar 8 gomos).

2. Num pote com tampa de fecho hermético (de preferência com a boca larga), coloque os gomos de limão e intercale o sal entre eles. Apoie uma peneira na boca do pote e esprema o caldo dos limões restantes, até cobrir os gomos.

3. Feche o pote e vire-o de cabeça para baixo algumas vezes para que o sal se dissolva ligeiramente. Repita este mesmo procedimento a cada dois dias, durante duas semanas.

4. Depois de pronto, descarte a polpa de cada gomo e consuma a casca. Se quiser, corte em tiras finas com uma faca bem afiada. Conserve o pote em geladeira por até 3 meses.

Foto: Gilberto Oliveira Jr.