Como desidratar tomate para salada
Por Pitadas - 15 de abril de 2015
Esta semana o blog Pitadas te conta tudo sobre tomate. Logo no primeiro post, você aprendeu que nem todos os tipos servem para fazer molho, e que salada fica boa mesmo é com tomate Holandês - carnudo e bem docinho. Sabendo disso, não tem mais como achar que salada de tomate é tudo igual.
Se no mercado que você frequenta só vende o fruto tipo Débora ou Carmem (os mais populares e comercializados no Brasil), atenção à pitada de hoje: desidrata com sal grosso! O tomate perde um pouco da água e fica com sabor e textura surpreendentes.
A ideia é simples, e consiste basicamente em deixar os tomates menos aguados e com uma consistência mais carnuda.
Como desidratar tomate para salada:
Lave bem o tomate em água corrente. Corte em 8 gomos e transfira para um escorredor de macarrão ou uma peneira. Salpique com sal grosso e misture para envolver bem todos os gomos com o sal. Para cada tomate, use ½ colher (sopa) de sal grosso.
Coloque o escorredor (ou peneira) sobre uma tigela, cubra os tomates com filme e leve à geladeira por 24 horas - o filme evita que os tomates ressequem. Na hora de servir, retire a tigela da geladeira. Descarte a água que saiu dos tomates e sacuda delicadamente cada gomo para retirar o excesso de sal grosso. Transfira para uma travessa, regue com azeite e a erva que preferir.
Veja a receita da salada de tomate com segurelha
Fotos: Gilberto Oliveira Jr./ Editora Panelinha