Cogumelos da hora
Por Pitadas - 15 de abril de 2013
Se você tem mais de 30 anos, é capaz que, ao ouvir a palavra cogumelo, pense em champignon, aquele conserva que servia do aperitivo até o recheio da torta de frango. Apesar de durar meses na despensa, o tempo dele passou. Virou um ingrediente datado. Não faz mais sentido usar a conserva desses fungos (sim, eles são fungos! Do reino fungi).
O mercado está repleto de opções na versão fresca. Da culinária japonesa vem os shimejis e shiitakes, que ficam incríveis assados ou grelhados. Tem os mais europeus, como o portobelo e o cogumelo-de-paris. E a pitada de hoje é sobre esse último. Era justamente ele que vivia preso numa conserva... Mas ele fica delicioso cru, fatiado e temperado na salada. Ou vira até o protagonista do prato, como nesta salada com um toque de salsão e bastante parmesão.
Um detalhe importante: como são esponjosos, os cogumelos absorvem muita água; por isso, sempre que for usá-los frescos, em vez de lavá-los em água corrente, ou deixar de molho, limpe com um pano de prato úmido.
Salada de cogumelos frescos com salsão
Serve 4 pessoas
Tempo de preparo: pá pum
Ingredientes
250 g de cogumelos-de-paris, frescos e firmes
2 colheres (sopa) de caldo de limão
2 talos de salsão, cortado em fatias finas
½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado
3 colheres (sopa) de azeite
sal e pimenta-do-reino (moída na hora) a gosto
Modo de preparo
1. Limpe os cogumelos com um pano úmido — nada de lavar em água corrente ou deixar de molho! Eles são como esponjas e isso acabaria com a textura e o sabor da salada. Em uma tábua, corte cada um em 3 fatias, no sentido do comprimento.
2. Numa saladeira, coloque as fatias de cogumelos, despeje o caldo do limão e misture delicadamente. Isso vai evitar que os cogumelos escureçam.
3. Adicione as fatias de salsão, o queijo parmesão ralado e misture novamente. Regue com o azeite e tempere com pimenta-do-reino. Misture e verifique o sabor. O queijo costuma dar conta do sal, mas, se preferir, tempere com uma pitada. Sirva imediatamente.
Foto: Charles Naseh