Cebola&Alho: tudo sobre cebola!
Por Pitadas - 22 de setembro de 2016
Com essas dicas sobre o uso da cebola, você vai aproveitar bem melhor o ingrediente:
A cebola branca é mais ardida. A cebola-roxa é mais adocicada. Cebola crua é uma delícia – mas é forte, né? O sabor ardido e a acidez podem ser suavizadas com um banho de água na cebola já cortada (coloque numa tigela com água gelada por pelo menos 10 minutos; depois é só escorrer bem e servir).
Escolha a cebola-roxa para receitas em que ela vai aparecer, como saladas – de beterraba, grega, de laranja etc. Cebola roxa é exibida...
Picada, ela vai em qualquer refogado. Em rodelas, fica elegante na salada. Em meia-lua, fica uma delícia caramelizada. Na culinária árabe, ela é servida crua em gomos. Em gomos, ainda com parte do talo segurando as pétalas, fica ideal para ser assada. Tem uma metade quase passando do ponto na geladeira? Use para dar sabor ao arroz integral sem refogar. Em cubos médios, fica perfeita para receitas orientais, como este picadinho.
Corte a cebola do jeito profissional, mesmo que você não tenha nenhuma pretensão de mudar sua credencial de cozinheiro doméstico: corte a cebola ao meio pelo talo, que vai ser dividido. Puxe a casca mais superficial, mas não arranque fora. Use como suporte para picar ou fatiar a cebola. Este vídeo da série Santa Rita mostra a técnica:
E para tirar o cheiro de cebola das mãos, hein? Esfregue os dedos no inox (na cuba, bancada ou no “sabão de inox”, próprio para isso) e também na água corrente, sem esfregar. Também vale para o alho.
Fotos: Editora Panelinha