Abobrinha: 3 cortes (para variar a apresentação do macarrão)
Por Pitadas - 18 de agosto de 2016
Além de pensar no método de cozimento e nas possibilidades de combinação de sabores, há um terceiro aspecto a ser considerado na hora de criar uma receita nova. É a variação de corte.
Essa fórmula de inventar receitas foi desenvolvida por Rita Lobo em 20 anos de trabalho. Uma vez que você entende o esquema, fica fácil. No caso do corte, é preciso entender a anatomia do ingrediente para definir que possibilidades ele oferece – e como usar cada uma delas. Com esse olhar, você ganha mais uma camada de variação na hora de preparar os pratos. E isso muda tudo.
Em meia-lua, como no macarrão com abobrinha, ricota e pesto de hortelã
A abobrinha cortada em meia-lua parece até pedir para ser grelhada – o resultado é lindo! Os pedaços ficam do tamanho de um bocado, assim como o macarrão curto utilizado na receita, que pode ir para mesa quente ou frio.
Na metade, como no macarrão com molho de estrogonofe (reaproveitamento)
A abobrinha cortada na metade, no sentido do comprimento, mais parece um bife. Deixe grelhar por mais tempo na frigideira até ficar bem marcada. Diferente do corte em meia-lua, essa meia abobrinha fica mais firme e tem que ser bem temperada com sal e pimenta-do-reino para ficar bem saborosa.
Ralada, como no fusili integral com abobrinha, ricota e hortelã
Quando a abobrinha é ralada, junta um pouco de água. O melhor é dar uma espremida na peneira, para tirar o excesso de líquido antes de refogar. Vira um ótimo molho para o macarrão!
Fotos: Editora Panelinha