10 Especiarias nota 10: canela
Por Pitadas - 28 de março de 2016
Quando você lê canela, pensa logo em arroz doce? Faz todo sentido: a combinação é perfeita. Mas a canela, essa especiaria tão popular no Brasil, pode mais, muito mais: em outras culturas, ela também vai em preparos salgados, sabia?
Antes de contar como transformar preparos com uma pitada de canela, um aviso importante: vem mais sabor de especiaria por aí. Este é o primeiro post do especial ‘10 Especiarias Nota 10’ aqui no Pitadas. Nesta e na próxima semana você vai ver uma seleção das que a gente sugere, indica e acha que vale a pena ter em casa, com dicas de como usar, que combinações fazer, como surpreender.
Especiarias são raízes, cascas e sementes secas capazes de levar a gente pra longe em uma só garfada. Pensar que um tantinho assim de um pó colorido faz a gente viajar um tantão assim... Não é incrível?
Mas, para isso, ela precisa estar incrível. Como saber que uma especiaria está boa – assim, sabe, nível supimpa? O aroma deve estar tinindo. O que é difícil de verificar nas cartelas plásticas do display lá do supermercado. Se for a única possibilidade, olho na data de validade (quanto mais novo o produto, melhor). Senão, melhor recorrer a armazéns, mercados municipais e que tais. Opa, tem um porém: os aromas das especiarias são voláteis e e tendem a desaparecer dentro de algum tempo. O que quer dizer que é melhor comprar de pouco em pouco e repor de quando em quando – e guardar em potes de fechamento hermético.
Mas, voltando à canela…
Ela é uma casca perfumada, que pode vir em pó ou em ramas de diversos tamanhos. Ao contrário dos grãos de pimenta, canela não se mói na hora, por isso convém ter em casa os dois tipos – rama e pó. A canela em rama tem sabor bem suave, que vai se desprendendo aos poucos, geralmente durante o cozimento – o que seriam dos caldos caseiros sem ela? Já a canela em pó tem sabor acentuado – imediato! –, por isso é mais usada na finalização de um prato.
Surpreenda
Você preparou uma carne moída e, sabe-se lá por que, ela ficou meio sem graça? Pitada de canela em pó nela. A canela em pó também vai na receita de espetinho de frango com especiarias e na carne com homus, um prato árabe que é cheio de perfume e sabor. Tem 1L de sorvete de creme no congelador? Use 1 colher (chá) de canela moída para transformá-lo.
A rama de canela longa vai na jarra de água aromatizada (e também serve para decorar a cozinha, arrumada numa jarra exposta no ambiente). Deixe uma delas no pote de farinha de rosca – os empanados vão ficar especiais. Fritura à vista? Pau de canela no óleo.
A calda de açúcar que umedece o bolo em camadas também pode ser perfumada com uma canela em rama. Vai fazer uma geleia? Canela em rama na panela – é o melhor jeito de aromatizar um preparo com delicadeza. A tagine rápida de peixe, um prato de inspiração marroquina, leva um monte de especiarias – e canela em rama.
Última pitada: as ramas menores fazem as vezes de colherinha nas xícaras de chá e café – maior charme.
Foto: Editora Panelinha / por Ricardo Toscani