Presente de Natal: biscoito de gengibre

Por Pitadas - 06 de dezembro de 2013
Os biscoitinhos de gengibre em forma de bonecos não são um costume natalino brasileiro. Mas a facilidade que a gente tem para importar datas e hábitos estrangeiros (vide Halloween e, mais recentemente, o Thanks Giving) indica que somos chegados a uma novidade.
Eis então uma boa ideia de fora para adotar no Natal: os gingerbread cookies, tradicionais nesta época do ano na Alemanha, nos Estados Unidos e no Canadá. E ainda rendem um presente natalino pra lá de delicado, ainda mais se bem embalados num vidro, lata ou caixa.
Sua origem é mais antiga do que se imagina: há registros da receita na Idade Média, em monastérios europeus. França, Alemanha e Suécia faziam suas versões de bolo e biscoito. Já os gingerbread men, agora tão natalinos, são hábito creditado à Rainha Elizabeth I, que gostava de oferecer os bonecos a autoridades estrangeiras.
Para fazer os seus, você vai precisar de cortadores em forma de bonequinhos – mas, por que não?, também pode inventar ou escolher o seu próprio formato.
Biscoitos de gengibre (gingerbread cookies)
Rende 45 unidades
Tempo de preparo: 30 minutos + 2 horas para esfriar a massa + 45 minutos para assar
Ingredientes
2 xícaras (chá) de farinha de trigo e mais um pouco para polvilhar
1 ½ colher (sopa) de gengibre em pó
1 colher (chá) de canela em pó
½ colher (chá) de noz moscada em pó
¼ de colher (chá) de cravo em pó
¼ de colher (chá) de fermento em pó
¼ de colher (chá) de sal
100 g de manteiga em amolecida
1/3 de xícara (chá) de açúcar mascavo
1/3 de xícara (chá) de melaço de cana
1 ovo
Modo de preparo
1. Numa tigela grande misture a farinha de trigo, o gengibre em pó, a canela em pó, a noz-moscada ralada, o cravo em pó, o fermento e o sal. Reserve.
2. Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar mascavo até que fique a mistura fique bem cremosa. Junte o melaço e o ovo e bata por mais 2 minutos. Diminua a velocidade e junte os ingredientes secos aos poucos (se a sua batedeira não aguentar massas deste tipo, que são um pouco mais firmes, você pode fazer à mão, com uma colher de pau ou um batedor de arame). Bata até que a massa fique lisa e uniforme.
3. Estique sobre a bancada um pedaço de filme de cerca de 30 cm de comprimento. Polvilhe com um pouco de farinha e transfira metade da massa de biscoito. Dobre o filme, formando um quadrado de massa, e leve à geladeira por 2 horas. Repita o processo com a outra parte da massa.
4. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Espalhe um pouco de farinha num pedaço de papel-manteiga de cerca de 30 x 40 cm.
5. Com um rolo de macarrão, abra metade da massa sobre o papel-manteiga preparado, até que ela fique com cerca de 3 mm.
6. Com um cortador no formato da sua preferência, corte os biscoitos, deixando que haja uns 2 cm de espaço entre eles. Transfira o papel-manteiga para uma assadeira e, com cuidado, retire a massa ao redor dos biscoitos. Leve a assadeira ao forno preaquecido para assar por 10 a 15 minutos, até que as bordas estejam douradas.
7. Reserve a massa restante, que será amassada novamente com as sobras da outra metade.
8. Retire os biscoitos do forno e transfira o papel-manteiga da assadeira para a bancada. Depois que firmarem um pouco, transfira os biscoitos para uma grade usando uma espátula. Quando esfriarem completamente, armazene em potes ou latas de biscoito, forradas com papel-manteiga. Se bem armazenados, em recipientes com fecho hermético, duram 5 dias.
9. Repita o processo com a outra metade massa.
10. Junte as sobras da massa, embrulhe em filme e leve ao congelador por 15 minutos antes de usá-la novamente.
Foto: Gilberto Oliveira Jr