#NatalPanelinha: salpicão desconstruído

#NatalPanelinha: salpicão desconstruído
Compartilhe

Por Pitadas - 04 de novembro de 2015


Nada, nada contra o salpicão de sempre. Mas, ah, como é divertido repensar uma receita e receber aquele ohhh dos convidados.

Assim foi com este salpicão da foto. Testado e aprovado na cozinha do #EstúdioPanelinha, ele chega à mesa da ceia de Natal desconstruído, em vez de misturado – um jeito diferente de servir já é ponto positivo, mas esta ideia vai além da estética. Quem não comia salpicão por causa deste ou de outro ingrediente, agora pode escolher o que quer colocar no prato – muito mais democrático, não?

E tem mais: no lugar do frango assado, este leva frango defumado. Em vez de maionese, vai molho de iogurte. Em vez das hortaliças de sempre, este leva rabanete e erva-doce (funcho), super-refrescantes! Ainda tem fôlego pra mais uma dica? Troque o picado pelo fatiado no mandolim (no caso, a maçã e o rabanete). Fica ainda mais gostoso na hora de comer.

Opa, como tem novidade! E pensar que o salpicão, um clássico da ceia de Natal, estava há tanto tempo intocado. Clique para ver o passo a passo do preparo do salpicão com frango defumado, a primeira receita do nosso #NatalPanelinha.

Pensando na divisão de tarefas da ceia?. Esta receita é ideal para mandar para aquela prima que não é exatamente fã de forno & fogão – oba, não precisa cozinhar nada neste salpicão! Se ele tiver que ser transportado, o ideal é levar cada item separado, em embalagens descartáveis. Só a maçã é que tem que ser fatiada na hora (certifique-se de que o dono da casa tem um mandolim, e o prato ideal para servir).

Foto: Editora Panelinha / por Ricardo Toscani