Massa leve para dias quentes

Por Pitadas - 26 de setembro de 2013
A primavera é ideal para começar a se alimentar de maneira saudável, com direito a saladas generosas e sopas frias saborosas.
Mas isso não é tudo. No cardápio dos dias quentes, há espaço para massas também. Basta garantir que elas sejam leves, como a da receita que você confere abaixo, em que a tapenade faz as vezes de molho e, de quebra, dá um tom provençal ao prato.
Pennette com tapenade
Serve 2 porções
Tempo de preparo: Pá pum
Ingredientes
2 xícaras (chá) de macarrão do tipo pennette
2 colheres (chá) de sal
1 xícara (chá) de azeitonas verdes sem caroço
1 colher (sopa) de alcaparras
6 nozes
2 filés de anchova em conserva
1 dente de alho
4 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de suco de limão
folhas de manjericão a gosto
queijo parmesão ralado para polvilhar
Modo de Preparo
1. Leve ao fogo uma panela média com água. Acrescente o sal e, assim que começar a ferver, junte o macarrão. Cozinhe pelo tempo indicado na embalagem e escorra, reservando um pouquinho da água do cozimento.
2. Enquanto o macarrão cozinha, aproveite para fazer a tapenade: coloque as azeitonas e as alcaparras numa peneira e lave sob água corrente. Deixe escorrer bem.
3. Numa tábua, pique fino as azeitonas, as alcaparras, as nozes, as anchovas e o dente de alho, até formar uma pasta rústica. Passe para uma tigelinha e junte 3 colheres (sopa) de azeite e o suco de limão.
4. Volte ao fogo a panela do cozimento do macarrão com o azeite restante. Quando aquecer, coloque a tapenade e misture.
5. Junte o macarrão cozido e mexa bem. Acrescente um pouquinho da água do cozimento, apenas para deixar mais cremoso. Prove o tempero e corrija se precisar. Desligue o fogo, passe para um prato e salpique as folhas de manjericão. Polvilhe queijo parmesão e sirva a seguir.
Foto: Gilberto Oliveira Jr