La bella (e deliciosa) polenta

La bella (e deliciosa) polenta
Compartilhe

Por Pitadas - 13 de julho de 2015


Prato típico do norte da Itália, perfeito para o inverno rigoroso da região, a polenta é também uma opção muito saborosa e versátil para o frio brasileiro. Mole, dura, grelhada, gratinada ou frita? Com molho, ragu ou queijo? Você decide. Nesta semana, o blog Pitadas tem polentas para todos os gostos. Mamma mia!

Polenta pode ser de fubá amarelo, que vai bem com todo tipo de prato; branca, ideal para peixes; e taragna, feita de trigo sarraceno e bem rústica. O segredo do preparo é adicionar o fubá aos poucos à água fervente — a pioggia, ou como o cair da chuva, como dizem os italianos.

Pitada extra: É muito importante não parar de mexer a polenta durante o cozimento para não formar grumos. Ao despejar a farinha, primeiro, use um batedor de arame e, depois, a colher de pau. A polenta vai estar cozida quando desgrudar facilmente da panela.

Polenta

Serve 8 pessoas
Tempo de preparo: 35 minutos

3 xícaras (chá) de sêmola de milho (cerca de 500 g)
2,5 litros de água
3 colheres (sopa) de manteiga
½ xícara (chá) de queijo parmesão ralado fino
1 colher (chá) de sal

1. Numa panela grande, coloque a água e leve ao fogo alto para ferver.

2. Assim que ferver, adicione o sal e diminua o fogo para médio. Acrescente a sêmola, em fio constante, mexendo com um batedor de arame para não empelotar.

3. Cozinhe por cerca de 20 minutos, sem parar de mexer com a colher de pau, até a polenta engrossar e soltar do fundo da panela – é importante mexer durante o cozimento para a polenta não empelotar nem grudar no fundo.

4. Desligue o fogo, adicione o queijo e a manteiga. Misture bem para a manteiga derreter e a polenta ficar cremosa. Sirva imediatamente.

Quer mais? Veja aqui a seleção de receitas de polenta do Panelinha

Foto: Editora Panelinha