Ervas: como usar o tomilho

Por Pitadas - 09 de janeiro de 2014
Vamos falar de ervas? Hoje é dia de celebrar o tomilho aqui no Pitadas. A erva, prima elegante do orégano, é muito usada na culinária francesa (indispensável no bouquet-garni, tempero clássico dessa cozinha) e tem sabor cítrico. Ele é o segredinho para deixar as carnes vermelhas irresistíveis. Vai fazer uma picanha na grelha? Pincele a carne com um ramo de tomilho embebido em azeite durante o cozimento. Vai fazer um bifinho? Vinho tinto + tomilho + manteiga na frigideira é sucesso. É dia de ensopado de carne? Tomilho.
A erva também vai bem nos molhos para carnes, feitos à base de vinho ou manteiga. E é um delicioso substituto do alecrim na batata rústica.
Você encontra tomilho seco e fresco para comprar, e os dois funcionam bem. Mas se tiver a chance, compre sempre fresco, pois o sabor final é muito melhor. Falando em intensidade, use o ramo inteiro se quiser sabor sutil, e debulhe se quiser mais acentuado.
Se você acabou comprando tomilho demais e não usou tudo, pode congelar. Coloque a erva já limpa numa embalagem plástica e cubra com azeite. Pode deixar no congelador e usar quando necessário.
Confira a seguir receitas do Panelinha que levam tomilho:
Carne de panela com molho rústico
Picanha assada com sal grosso
Risoto de gorgonzola e pera
Salmão com crosta de ervas e coalhada seca cítrica
Foto: Ricardo Toscani