Creme de milho danado de bom!
Por Pitadas - 17 de março de 2014
Creme de milho é aquele prato que a gente ama muito – e morre de medo que, "desta vez", venha no garfo com gosto de farinha acentuado, ou com pouco milho, ou, pior, com gosto de nada. Neste post você vê uma receita à prova de probleminhas do tipo.
Tem explicação. O creme de milho geralmente é feito com molho bechamel, creme de leite, farinha ou maizena. O nosso é simples: vai milho, leite e só. A gente garante que não precisa de mais nada, já que o milho tem amido, que é um espessante – não à toa, a maisena, que é feita do milho, é usada para engrossar cremes. Nada mais lógico que usar o próprio milho em lata para engrossar o creme. É uma receita simples, rápida e deliciosa. Ah, e sem glúten.
Creme de milho
Serve 4 porções
Tempo de preparo: 15 minutos
Ingredientes
2 latas de milho verde (400 g)
1 ½ xícara (chá) de leite
2 colheres (sopa) de manteiga
½ cebola picada fino
sal e pimenta-do-reino moída na hora
Modo de preparo
1. Antes de abrir, lave e seque as latas de milho. Abra e despeje todo o conteúdo de uma delas no liquidificador (reserve a outra lata para o refogado). Acrescente o leite e bata por 2 minutos ou até formar um creme liso.
2. Leve uma panela ao fogo médio e derreta a manteiga. Junte a cebola e refogue até ficar transparente, por cerca de 2 minutos. Escorra a água e acrescente o milho da segunda lata (reserve uma colher para decorar). Tempere com o sal e a pimenta e refogue por mais 2 minutos.
3. Junte o creme batido e deixe cozinhar por mais 5 minutos, mexendo bem. Desligue o fogo e sirva a seguir, usando o milho reservado para a decoração. Se quiser, tempere com um pouco mais de pimenta.
Foto: Livia Miglioli