Alô, alô, freguesia, é o puro creme do milho! Não precisa de amido de milho nem farinha para engrossar. É o amido dos grãos que vai dar a textura cremosa deste acompanhamento.
4 espigas de milho (cerca de 2 xícaras (chá) de milho debulhado, caso queira usar o congelado)
2 xícaras (chá) de leite
½ cebola
1 colher (sopa) de manteiga
noz-moscada ralada na hora a gosto
sal a gosto
Continua após patrocínio
Modo de preparo
Descarte a palha, os cabelos e lave bem as espigas de milho sob água corrente. Numa tábua (ou assadeira grande), apoie a espiga de pé e com uma faca corte os grãos para debulhar (se preferir, utilize um extrator de grãos próprio para milho). Transfira os grãos para uma tigela e repita com as outras espigas. Descasque e pique fino a cebola.
No liquidificador, bata a metade do milho debulhado com o leite e reserve.
Leve uma panela média com a manteiga ao fogo médio. Quando derreter, junte a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por cerca de 2 minutos, até murchar.
Acrescente a outra metade dos grãos de milho e refogue por cerca de 3 minutos, até a cor do milho ganhar um tom mais vivo.
Regue com a mistura de leite, diminua o fogo e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, até engrossar, mexendo de vez em quando para não grudar no fundo da panela. Desligue o fogo, tempere com sal e noz-moscada a gosto. Transfira o creme de milho para uma tigela e sirva a seguir.