Bolos da Joyce: a escolha das bananas
Por Pitadas - 11 de fevereiro de 2014
Com que banana fazer um bolo de banana? Para fazer doces, prefiro usar a nanica. De todas as variedades, é a mais úmida e adocicada. A maçã e a prata, por exemplo, são mais secas e não soltam aquele suquinho na hora de assar. Esse líquido é valioso: ele se mistura com o caramelo e o resultado é aquela deliciosa caldinha entremeada pelas fatias de banana. E como estamos falando do "bolo perfeito", é melhor fazer tudo certinho – do caramelo à escolha das bananas. Ah, elas devem estar maduras, porque ainda verdes são fibrosas e secas.
Na hora de cortar, opto por rodelas de 1,5 centímetro. Mas nada impede que você corte no comprimento. A questão desse corte em fatias é que, na hora de cortar o bolo pronto, você pode "roubar" a banana que seria do pedaço de bolo ao lado...
Joyce Galvão é boleira, proprietária da All About Cakes, empresa especializada em bolos especiais por encomenda. Paulistana com alma carioca, ela conta que bolo de banana traz no sabor a lembrança da Eunice, outra cozinheira de mão cheia, que preparava o bolo para recebê-la nas visitas aos parentes no Rio de Janeiro. “Para mim, ele sempre vem recheado de sorrisos largos e abraços apertados.”
Para acompanhar a série de posts sobre o Bolo Perfeito de Banana da Joyce, leia também:
Apresentação: Joyce Galvão sabe tudo sobre bolos
A receita do bolo perfeito de banana caramelada da Joyce
Dois métodos para fazer calda de açúcar
Foto: Ricardo Toscani