O sonho do pão próprio: sova
![O sonho do pão próprio: sova](https://i.panelinha.com.br/i1/o-3948-o-sonho-do-pao-proprio-sova.webp)
Por Alimentação Saudável - 24 de agosto de 2016
A gente falou que pra fazer pão é preciso um pouco de paciência (para respeitar os tempos de descanso e crescimento da massa) e um tanto de energia (para sovar bastante). Pois é a manipulação da massa que ativa as cadeias de glúten, tornando-a mais elástica. O objetivo daquele estica-e-puxa todo é obter uma textura homogênea e colocar bastante ar pra dentro da massa.
A sova manual pode ser feita na bancada ou numa tigela. Na bancada (que também pode ser pia ou mesa), o segredo é espalhar um pouquinho só de farinha (para a massa não grudar sem alterar a proporção da receita). O movimento é dobrar a massa e apertar com a base da palma da mão, repetindo o processo até ela ficar bem lisa e uniforme.
Na tigela, além de fazer menos sujeira, dá para usar as laterais para facilitar o movimento. Com uma mão, você segura a tigela e com a outra sova a massa. (Coloque um pano de prato sob a tigela para ela não escorregar).
A batedeira também pode ser usada para sovar – mas só aquelas que têm gancho e sempre em velocidade baixa.
De qualquer maneira, o jeito de descobrir que a quantidade de manipulação foi suficiente é o mesmo. Retire um pedacinho da massa e vá abrindo com as mãos até ela ficar bem fina. Se estiver boa, ela parece bem elástica e não se rompe com facilidade.
Fotos: Editora Panelinha