Lista de compras inteligente: as frutas, legumes, raízes e verduras
Por Alimentação Saudável - 26 de abril de 2016
Não é fácil montar uma lista de compras do zero, é verdade. Mas também não existe uma regra universal para listas. Casas diferentes têm hábitos e preferências diferentes, portanto precisam de listas de compras diferentes. Exemplo simples: adianta colocar berinjela numa lista de compras de uma família em que ninguém gosta de berinjela? É claro que não.
A melhor lista de compras é aquela que funciona para a sua casa. Mas existe um sistema para montar uma boa lista: pensar em categorias.
E é isso que vamos fazer aqui nesta semana. Para começar, frutas, legumes e verduras. Eles podem compor uma lista exclusiva porque as compras podem ser feitas fora do supermercado: feiras livres, feiras de produtores e outros locais, como “sacolões” ou “varejões” são ideais.
Sazonalidade - Comece pensando nos favoritos da casa. Quais são os campeões de audiência por aí? Garanta a presença deles na lista. Mas lembre-se de que variação é importante. E aí uma ferramenta que funciona bem (para o corpo e para o bolso) é procurar as frutas da estação.
Durabilidade - Na hora de escolher as frutas para a semana, escolha algumas mais maduras para comer nos primeiros dias, e outras mais verdes, para o fim da semana. Assim você evita aquela segunda parada no sacolão.
E as folhas?
O mesmo vale para a escolha de folhas. Adora alface? Ótimo. Mas lembre-se de que rúcula, agrião, endívia e repolho também são ótimas para salada. E aqui vale uma dica: varie as cores da folhas, combinando sempre uma verde claro com outra verde escuro.
Uma última dica: algumas folhas ficam deliciosas refogadas e duram mais que a alface na geladeira. É o caso do repolho, da escarola e da acelga. Vale o mesmo sistema das frutas: nos dias mais próximos da compra, consuma as folhas mais frágeis. E deixe para preparar mais pra frente as mais resistentes. É garantia de salada a semana inteira.
Legumes e raízes
Se você sempre compra batata, tente intercalar a compra: numa semana, batata-doce; na outra, mandioca; na seguinte, inhame. E planeje o consumo. Mandioquinhas, mais frágeis, consuma no começo da semana (ou cozinhe e congele). Abóboras, mais resistentes, ficam para os dias mais distantes da compra.
Atalho
Ah, e na hora da compra do supermercado, não se esqueça de incluir na lista vegetais congelados – que vão direto para a panela. Tem milho, brócolis, espinafre… Eles podem ser a salvação na véspera do dia da feira, quando a fruteira e a gaveta de legumes já estão ficando bem vazias.
Amanhã, vamos tratar dos secos e condimentos.
Foto: Editora Panelinha / por Ricardo Toscani