Especial ovos: enriquecido faz sentido?
Por Alimentação Saudável - 29 de junho de 2016
Nesta semana, o assunto aqui é ovo. Sim, é comida de verdade – e ingrediente super versátil.
Os ovos são ricos em proteínas, minerais e vitaminas, especialmente as do complexo B. Não importa se são brancos, marrons, orgânicos ou produzidos em escala industrial.
É nas gemas que fica o ômega 3, ácido-graxo que já foi relacionado à redução de colesterol, proteção contra doenças cardiovasculares e diminuição de chance de desenvolver o Mal de Alzheimer, por exemplo.
O ômega 3 é destacado nas embalagens dos chamados ovos enriquecidos. Isso significa que as galinhas foram alimentadas com uma ração muito rica em ácidos-graxos poliinsaturados (presentes em algas marinhas e em alguns peixes, como o salmão).
Pesquisas científicas, no entanto, mostram resultados muito variados sobre a presença aumentada de ômega 3 nos ovos enriquecidos (que são mais caros).
Na dúvida, inclua outras fontes de ômega 3 no cardápio da semana! Coma mais salmão e sardinha, castanhas e nozes e cereais, como aveia e soja.
Na panela
E aí, já fez o ovo frito e o cozido perfeitos? Agora o desafio vai ser preparar o ovo pochê perfeito.
Tá, esse não é fácil. É preciso um tanto de prática para fazer o rodamoinho na água que vai cozinhar o ovo naquele formato arrendondado. Mas tem uma técnica que vai facilitar muito a sua vida.
Primeiro, leve uma frigideira alta com bastante água ao fogo médio. Quando ferver, abaixe o fogo.
Enquanto isso, recorte um quadrado de papel filme de 30 x 30 cm e coloque sobre um prato fundo. Unte o filme com um pouquinho de óleo e quebre o ovo dentro.
Junte as pontas do quadrado, formando uma trouxinha. Leve a trouxinha à frigideira com água fazendo movimentos circulares delicadamente.
Depois de três minutos, retire o filme com cuidado e deixe o ovo cozinhar por mais um minuto na água.
Direto na água, como na receita dos ovos Benedict , ou com o truque do papel filme, explicadinho também na receita dos ovos Beneditinos. Eles ficam espetaculares na companhia de presunto ou bacon e molho holandês.
E tem algum risco em comer ovo? Amanhã o assunto é a salmonela.