Falsos vilões: a manteiga

Falsos vilões: a manteiga
Compartilhe

Por Alimentação Saudável - 14 de abril de 2016


Não confunda manteiga com margarina. A primeira é leite batido; a segunda, resultado de um processo industrial repleto de reações químicas e aditivos.

Segundo a nutricionista Maria Laura da Costa Louzada, do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde (Nupens), da Faculdade de Saúde Pública da USP, é crucial diferenciar a margarina, que é um ultraprocessado, da manteiga e do óleo, que são ingredientes culinários.

"As preparações feitas em casa devem usar ingredientes culinários, que são substâncias extraídas de alimentos e que possuem uma composição simples e conhecida. Quando usados de forma moderada para preparar alimentos in natura ou minimamente processados, favorecem a alimentação saudável. Mas claro, nunca serão os protagonistas da alimentação", diz a nutricionista.

Ou seja: no pão, passe manteiga. Risque margarina da lista de compras. E, se achar que fica caro demais usar a manteiga para refogar, pode usar óleo – a diferença será no sabor e na textura. E para fazer bolo de batedeira não tem jeito, é manteiga.

Foto: Editora Panelinha