Congelados: lasanha tá valendo!
Por Alimentação Saudável - 29 de março de 2016
Lasanha congelada parece mágica: superprática, vai do congelador para o forno sem nem trocar de embalagem. Certo? Certíssimo. Desde que ela tenha sido feita em casa. Lasanha comprada pronta e congelada não é nada saudável.
Uma pesquisa do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) analisou 60 lasanhas prontas de 12 marcas diferentes. E nenhuma delas foi aprovada como comida de verdade. Nas de sabor bolonhesa, os teores de sódio são fator preocupante. Nas da categoria quatro queijos, as gorduras saturadas são as vilãs. Algumas marcas ainda apresentam quantidade de gordura trans bem acima do recomendado. Credo!
Mas você ama lasanha…
A gente também. A solução é simples: quando for fazer aquela lasanha caprichada no fim de semana, opere o milagre da multiplicação. É só preparar uma ou mais porções extras em tigelas refratárias. São muitas as vantagens: pra começo de conversa, é comida de verdade, temperada do seu jeito, com sal controlado. Nas travessas de vidro refratário, elas vão do freezer para o forno sem escalas. E mais: você escolhe o tamanho da porção que funciona para a sua rotina (compre recipientes do tamanho ideal para você) – desperdício zero.
Vale usar massa fresca feita em casa, massa seca pré-cozida, massa seca cozida na hora e massa fresca resfriada. Só não dá certo com a massa fresca congelada (ela vai descongelar, depois congelar de novo e daí descongelar mais uma vez… E isso não é indicado.)
Precisa de uma receita de lasanha? Sugerimos logo 10 delas.
Ah, bem lembrado: na hora de servir, salpique um bom parmesão, (porque queijo ralado pronto, não dá).
Foto: Ricardo Toscani