Arroz, feijão e congelador
Por Alimentação Saudável - 29 de agosto de 2016
O dia a dia é cheio de desafios para quem quer comer comida de verdade. E um dos aliados da rotina de quem cozinha é o congelador (todo mundo aqui já sabe que ele é um amigão, desde que esteja repleto de comida de verdade
Uma dica importante: congelador não é depósito. Ele tem que ser encarado com prazo de validade, assim como a geladeira e a despensa. Não adianta sair cozinhando para congelar sem método e sem organização.
A comida feita em casa não deve ficar mais do que três meses no congelador. Pense nisso na hora de calcular as porções extras que vão resolver os jantares mais corridos.
E atenção aos recipientes. Os de vidro não costumam pegar gosto nem cheiro, e os sacos plásticos têm a vantagem de ocupar menos espaço. O fundamental, em qualquer caso, é que eles estejam bem fechados para evitar a formação de cristais de gelo em contato com a comida.
Outra regra importante: nenhum alimento descongelado pode voltar pro freezer.
A estratégia para evitar desperdício é congelar as porções como costumam ser usadas na sua casa (individuais, se você cozinha só para você, ou do tamanho da família, por exemplo).
Arroz e feijão A dupla base da cozinha brasileira congela que é uma beleza. O arroz pode ir direto pro freezer depois de esfriar. Na hora de descongelar, vale até usar até o microondas.
O feijão tem uma dica a mais. A vantagem é congelar sem temperar _ele vai pro freezer só com o caldo do cozimento. Na hora de preparar, é só jogar na panela com um refogado fresquinho (cebola, alho e azeite). Fica com gosto de feito na hora!
Foto: Editora Panelinha