Tábuas de corte e decoração

Tábuas de corte e decoração
Compartilhe

Por Pitadas - 26 de maio de 2015


Se você já cortou uma cebola num prato ou na pedra da pia, sabe que isso não dá certo. É por essas e outras que você precisa de uma tábua, nosso utensílio curinga de hoje do especial Mês das Noivas do blog Pitadas.

Tipos de tábua
Apesar de serem lindas, as tábuas de madeira têm apenas um problema: são porosas e ruins de limpar - a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), inclusive, proíbe o uso deste modelo em bares e restaurantes. Então, se você não abre mão de um toque mais rústico, é muito importante lavar e secar bem após o uso - e também ter uma para carnes e outra para vegetais, para evitar contaminação cruzada de alimentos. Se estiverem muito velhas, não use essas peças para cozinhar. Você pode apenas levá-las à mesa: ficam ótimas como descanso de panela, apoio para o pão ou simplesmente para trazer textura para as fotos.

As tábuas de polietileno, atualmente bem populares, são boas para corte e fáceis de limpar. E mais: disponíveis em diversas cores, deixam a sua cozinha mais colorida. As diferentes cores indicam o uso exclusivo de cada tábua. Por exemplo: vermelha para carnes, amarela para peixes, verde para legumes e azul para frutas - tudo para não tomar suco de laranja com aquele gostinho de alho. Sabe?

Tem ainda as tábuas de vidro, que não pegam cheiro, nem riscam, mas são as menos indicadas para corte. Além de acabarem com o fio da faca, fazem um barulho bem irritante. Mas elas têm outra função: você pode usá-las para servir queijos, frios e frutas, por exemplo.

Nossa preferida
No #EstúdioPanelinha, usamos tábuas de bambu. Segundo pesquisas recentes, este modelo é o mais indicado para uso na cozinha, pois não acumula bactérias e é natural. Para mantê-la sempre boa para uso é importante secar em um local arejado e, a cada seis meses, espalhar óleo mineral.

Pitada extra: coloque um pano ou papel toalha úmido entre a superfície de trabalho e a tábua, assim ela fica bem mais firme e não escorrega quando você estiver cortando os alimentos.

Foto: Ricardo Toscani / Editora Panelinha