Tá com tempo? Prepare uma rosca doce de cenoura e ameixa
Por Pitadas - 13 de julho de 2016
Esta rosca doce é feita com uma massa de pão que leva cenoura cozida na mistura. O resultado é uma massa bem laranjinha, com sabor suave de cenoura. Já o recheio, de ameixa, não é exageradamente doce, o que deixa mais elegante. Mas, calma, vai açúcar sobre o preparo, que combina com chá da tarde.
Receita cheia de etapas e alguns desafios, você se anima? Leia as pitadas que vão garantir o sucesso da preparação.
A massa
Como toda boa massa de pão tradicional, precisa sovar, fermentar, descansar e crescer. Haja etapa! Mas não se perca nelas, senão a rosca enrosca e não sai. Por exemplo: fazer um buraco no meio dos secos para então adicionar os molhados não é bobagem, pois ajuda a organizar a mistura, que deve ficar bem lisa. Pitada: comece com um garfo e depois passe a misturar com as mãos. Pelo mesmo motivo, a manteiga precisa estar derretida. Quanto à sova, fique tranquilo: não precisa sovar tanto quanto um pão, mas não basta dar uma misturadinha qualquer. Tem que trabalhar um pouco.
O fermento
Sem medo de fermento biológico, hein? Só que a água deve ser morna mesmo; é a temperatura ideal para despertar o fermento. Quando ele espuma, é sinal de que está em atividade.
O recheio
O recheio é bem fácil de fazer. Tão fácil que você pode preparar enquanto espera a cenoura cozinhar, um dos primeiros passos da receita.
Abrindo a massa
Abra beeeem fininho, polvilhando sempre com farinha para não grudar – esse é o segredo da massa. Enrole (bem apertadinho!) o rocambole da parte mais larga do retângulo, assim o cilindro de massa e recheio fica mais fino e longo do que curto e grosso (rende mais pedaços).
Na assadeira
A graça desta rosca é que ela é aberta. Os pedaços vão para a assadeira um ao lado do outro, em círculo. Monte deixando um pequeno espaço entre os rolos pois eles grudam naturalmente quando crescem no forno. Quando a gente desenforma, é uma rosca só!
Foto: Editora Panelinha