Tá com tempo? Prepare uma quiche. Ou umas quiches
Por Pitadas - 18 de julho de 2016
Com alguma prática, preparar uma quiche pode até ser rápido. Mas, ah, como tem etapas! Quiche boa tem massa que desmancha na boca, recheio cheio de sabor, crosta dourada. O Panelinha tem uma porção generosa de receitas de quiche. Com as pitadas para acertar no preparo, não vai ter erro!
A massa
Um exemplo de uma massa de quiche clássica é a da receita de quiche de queijo-de-minas: farinha de trigo e sal, mais manteiga e água geladas – e só. A manteiga vai em cubos (bem gelada!) e não deve ser dissolvida por inteiro na mistura. Quanto menos manipular a massa, melhor: misturou, formou uma bola, pronto. Por isso, misture a farinha, o sal e a manteiga até virar uma farofa. Só então adicione, aos poucos, a água (gelada!). Nas quiches em que a massa leva ovo, o resultado é uma massa mais macia. Continuando: ela fica na geladeira para que a gente consiga abrir e montar na assadeira. E volta para a geladeira por 10 minutos, enquanto se preaquece o forno. A massa precisa ficar sempre gelada, para que a manteiga não amoleça antes da hora. Enfim, quando estiver com o recheio pronto, é hora de botar a massa para pré-assar por 20 minutos. É preciso colocar um peso sobre ela (cubra com papel-manteiga e coloque grãos, não precisa ser feijão, apenas precisa fazer peso). Por quê? Para que a massa não rache! Reta final: recheio e mais forno!
O recheio
A base é ovo + creme de leite + leite + queijo. E mais algum elemento de sabor. Sinta-se livre para inventar. Vai superbem: cebola, alho-poró, bacon, legumes, carne-seca, espinafre e até tomate, mas sem semente (para não criar água). Quiche é uma ótima ferramenta antidesperdício.
Foto: Editora Panelinha