Tá com tempo? Prepare uma carne de panela com molho rústico
Por Pitadas - 21 de julho de 2016
A vantagem da carne de panela é que a gente pode escolher uma peça de cozimento longo, que costuma ser mais barata. A outra é que rende e dá para reaproveitar (ou congelar!). A outra é que esta receita é saborosa e perfumada: veja aqui o passo a passo da carne de panela com molho rústico. Boa ideia para quando a gente tem tempo de sobra, afinal ela é cheia de etapas, tem 12 horas de marinada e uma hora de fogão. Olha aqui as nossas melhores dicas.
Pré-preparo
Quando o preparo requer muitos ingredientes e tem muitas etapas, melhor se organizar. Separe tudo o que for usar; lave, seque, meça, separe e deixe à mão para não se atrapalhar com a ordem e a quantidade na hora do vamovê.
A marinada
Outro ponto sobre o planejamento do preparo: ele começa no dia anterior. A marinada é um banho de temperos que dá sabor à carne. Ela fica 12 horas de molho (na geladeira, sempre). A marinada não é desprezada: ela é parte do líquido de cozimento da carne na panela de pressão. Objetivo: sabor, sabor, sabor.
Selar
Para selar, tire a carne da geladeira; ela não deve ir gelada para a panela. Do contrário, a panela vai encher de água e não criar a crosta tostada que dá sabor extra ao preparo.
Fora da panela
Ficou pronto, lindo e maravilhoso? Corte usando uma faca bem afiada para não desmanchar a carne. Sirva e reaproveite: desfiada e misturada ao molho, vira recheio de sanduba tipo buraco-quente, no pão francês; vira molho de macarrão ou nhoque; se transforma em acompanhamento de polenta mole e até em recheio de torta, tipo torta madalena, com purê de mandioquinha em cima.
Foto: Editora Panelinha