Tá com tempo? Prepare um lombo recheado com banana
Por Pitadas - 20 de julho de 2016
Tem um almoço com amigos em vista e tempo de sobra, aproveite para preparar uma daquelas receitas que a gente fica enrolando para fazer (por pura falta de tempo…) – o lombo recheado com banana é bem assim. Leva molho de abacaxi, pimentão, vinho branco e açúcar mascavo, e é temperado com alho e cominho. Para completar, tem uma capa dourada de fatias de bacon. Chega à mesa com tanta pompa que nem sei… Leia pitadas que ajudam a acertar no preparo:
A manta
O lombo é uma peça comprida de carne. Para recheá-la é preciso cortar a carne ao meio, sem chegar até o final, para então abrir a peça em manta (como se fosse um livro). Para que esse corte seja um sucesso, planeje o movimento: a “lombada do livro” deve ter três centímetros. Se você deixar a dobra da carne muito fina, ela pode romper e acabar com a graça da preparação. Use uma faca grande e afiada e apoie uma das mãos sobre a carne enquanto corta, para sentir melhor seu movimento.
Bate, bate
O preparo é tão artesanal que você vai ter que afinar a carne batendo e empurrando um peso sobre ela (uma panela pequena, por exemplo). O filme entre a carne e a panela é necessário: ele protege a carne. Abra uma folha de filme maior do que a manta. Se sentir mais segurança, use duas folhas de filme. Não coloque muita força: a carne pode romper.
A montagem
Na hora da montagem das fatias de bacon, deixe a bancada bem limpa e abra duas folhas de filme, uma ao lado da outra, assim você tem espaço para fazer as manobras. Sobreponha parte das laterais do filme para que uma folha grude na outra. Compre o bacon já fatiado, que é bem fininho; do contrário, ele pode romper depois de assado. A banana-da-terra é o tipo ideal porque é mais seca e aguenta todo o tempo de cozimento do lombo sem desmanchar. Fora que é uma delícia!
Enrole, enrole
Chegou o grande momento, que é enrolar a manta encapada e recheada. O filme vai ajudar a deixar esse rocambole bem justinho, para que as fatias de bacon não se desarrumem e a carne não desmonte na hora de tirar o filme e ser enrolada pelo barbante, já na assadeira. Vai ser um sucesso!