Tá com tempo? Prepare um gravlax de salmão
Por Pitadas - 19 de julho de 2016
Conhece gravlax? É uma receita nórdica de peixe curado por dois dias. Se você pretende gastar um tempo das suas férias na cozinha, esta receita é excelente. Sugestão: comece na sexta-feira e sirva no domingo. E chame os amigos, pois rende oito porções.
Veja aqui a receita do gravlax de salmão.
O tempero
O que dá sabor ao peixe curado é uma mistura de sal, açúcar, pimenta e endro, além de um caldo de limão, azeite e conhaque. Isso tudo é pincelado sobre a pele do peixe, que é embalado em filme. Com a ponta de uma faca, é preciso fazer furinhos na pele do peixe, atravessando o filme – é por ali que vai ocorrer a drenagem.
A cura
O trabalho é pequeno: em meia hora o peixe fica pronto para a cura. Mas, de 6 em 6 horas, você tem compromisso com o salmão preparado. Como o processo inclui a desidratação, é preciso trocar o papel toalha da assadeira onde o peixe vai descansar por 48 horas, sempre na geladeira. Para que os líquidos naturais do peixe escorram, é preciso dar uma forcinha, por isso a receita pede que você apoie sobre ele um saco de arroz de 5 quilos ou um tijolo (embalado em papel alumínio).
O resultado
O gravlax não tem textura de peixe cru, nem cozido, mas é macio e suculento, tem uma cor linda e rende uma refeição deliciosa e chique. Na hora de cortar, use uma faca bem afiada para tirar fatias finas. E descarte a pele. Sirva com vinho branco geladinho, ou um espumante. Prepare torradas. Ele também fica muito saboroso com maionese caseira, cream cheese, iogurte temperado ou creme azedo.
Foto: Editora Panelinha