Tá com tempo? Prepare um baião-de-dois
Por Pitadas - 14 de julho de 2016
Vamos preparar um baião-de-dois bem caprichado? Ele é mais uma ideia de receita demorada, perfeita para quem: 1) tá de férias, 2) tem tempo livre, 3) ama cozinhar, 4) vai receber gente em casa (serve 6 pessoas).
Ela é demorada, cheia de etapas. Se você se organizar, não vai se atrapalhar. Ei, a gente tem pitadas para este caso!
Veja aqui a receita completa do baião-de-dois.
A dessalga
O preparo começa no dia anterior: a carne seca precisa de 24 horas para dessalgar. A técnica, além do molho com pelo menos uma troca de água, ainda conta com um cozimento na panela de pressão – vinte minutos bastam. Em seguida, ela vai cozinhar novamente, mas com o feijão.
O arroz
Carne desfiada, feijão cozido no ponto (não pode desmanchar), é hora de cuidar do arroz. A pitada é aproveitar a água do cozimento da carne+feijão para criar camada extra de sabor no preparo do arroz.
O refogado
Estamos chegando ao final do preparo: tudo o mais que vai dar sabor a esse arroz com carne seca e feijão-fradinho: pequenos cubos de queijo coalho (tenha paciência na hora de cortar, assim eles ficam mais delicados); bacon, cebola, alho, cebolinha e – aaah! – coentro. O que seria desse prato sem o coentro?
Molho bão
Enquanto tudo cozinha, prepare um bom dum molho lambão. Esse vinagrete arretado – além de tomate e cebola, leva pimenta, coentro, pimentão – deixa o baião-de-dois mais fresquinho.
Fotos: Editora Panelinha