Sopas bem vestidas

Sopas bem vestidas
Compartilhe

Por Pitadas - 07 de abril de 2013


Segunda-feira é dia de pegar leve na alimentação. Mas comida insossa não dá. E até a mais singela das sopinhas fica bem interessante com umas pitadas de sabor. Aliás, sopa simples, sem nenhum acessórios, é mais ou menos como o vestidinho preto sem sequer um colar ou um bom par de brinco.

Quem está cortando calorias pode começar incluindo uma colherada de iogurte grego. Mas se calorias não contam, vá logo de creme de leite fresco na sopa, seja ela de abóbora, de cenoura, de beterraba ou de tomate.

Outro jeito clássico de incrementar as mais variadas sopas é com lascas de parmesão. Muito calórico para segunda? Vá de cubinhos de queijo-de-minas. E, se croutons estão proibidos na sua dieta, experimente dar textura às sopas com pipoca. Olha aí que beleza a sopa de ervilhas com pipoca e ervas frescas.

As mais variadas sopas podem ganhar vida com uma colherada de molho pesto, aquele mesmo que a gente usa para servir com macarrão. E, nessa linha, ervas frescas picadas ou em folhas sempre vão bem. Salsinha, cebolinha, hortelã e manjericão são as melhores para finalizar o prato. E deixe alecrim, tomilho e louro para usar no cozimento.

As sopas de cenoura, abóbora e couve-flor combinam com especiarias mil, como curry, canela, páprica, todos alimentos em tons de terra. Já as sopas cremosas, como de palmito, de aspargos ou de cogumelos ficam deliciosas com uma pitada de noz-moscada.

E, para quem até topa tomar uma sopa, mas não abre mão de uma refeição com mais sustância, o segredo é incluir alguma proteína grelhada, como dois ou três camarões na sopa de abóbora, quem sabe uma linguicinha fatiada e grelhada bem no meio do prato da sopa de ervilhas ou ainda uns cubinhos de frango na sopa de cenoura com laranja.

Por último, um fio de azeite faz maravilhas, todo mundo sabe, mas fica melhor ainda com uma pitada final de flor de sal e outra de pimenta-do-reino.