Soltinho
Por Pitadas - 17 de junho de 2013
Para os franceses, o primeiro passo na cozinha é aprender a fritar um ovo. E para nós saber cozinhar com ovos também é importantíssimo. Acontece que no dia a dia das cozinhas brasileiras o primeiro obstáculo parece ser o preparo do arroz soltinho. É uma questão na sua casa? Veja a seguir todas as regras para fazer um delicioso arroz, bem brasileiro.
Escolha - evite utilizar a versão parboilizada, ou pré-cozida. Esse arroz até cozinha mais rápido, mas acaba ficando com um sabor rançoso: o processo de parbolização altera a composição do amido.
Fervura - coloque uma chaleira com água para ferver antes de começar o preparo. A proporção é a seguinte: para cada xícara de arroz cru, duas xícaras de água.
Limpinho - lave os grãos em água corrente até que ela escorra transparente. Deixe secar bem, pois ele será frito em óleo, e, se estiver com água, vai espirrar.
Tempero - tem gente que prepara o arroz só com cebola, outros, com alho, e ainda há os que usam cebola e alho. Vai do gosto. De qualquer maneira, não se esqueça da regrinha básica: cebola vai antes para a panela, refogue um pouquinho, e depois junte o alho, que cozinha mais rápido que a cebola.
Fritar - água fervendo, temperos refogados, junte o arroz e dê uma fritadinha rápida nos grãos, antes que eles comecem a grudar (este processo leva entre 10 e 20 segundos).
Cozinhar - com cuidado, despeje a água sobre o arroz, abaixe o fogo e tampe a panela. O tempo de cozimento varia de acordo com a quantidade, mas para verificar se ele está pronto, fure o arroz com um garfo e veja se ainda há água no fundo da panela. Quando secar, prove o arroz e veja se está cozido. Se não estiver, acrescente um pouco mais de água quente e deixe secar totalmente. Desligue o fogo e tampe a panela para o arroz não esfriar, até servir!
Foto: Gilberto Oliveira Jr.