Sirva vinho no copo (e outras dicas mais)
Por Pitadas - 09 de novembro de 2016
Uma das chaves para o sucesso do planejamento da ceia de Natal é fazer as contas das louças e dos copos assim que tiver a confirmação do número de pessoas na ceia. Opa, caso não tenha taças suficientes, fale conosco. A dica principal deste post é esta:
Pitada 1: sirva o vinho no copo.
Nos países em que o vinho faz parte do dia a dia – França, Portugal, Espanha, Itália – a escolha por taça ou copo é livre. E, cá entre nós, de uns tempos para cá o mundo do vinho vem convidando os bebedores a terem uma relação mais desencanada com o vinho – não à toa, a marca de copos de cristal Riedel, referência em taças de vinho, lançou uma linha totalmente sem haste – em vez de taças, copos de vinho. Ou seja, pode até dizer para o pessoal que vinho em copo está na moda.
Vamos aproveitar que é Natal, uma festa familiar, para descer do salto alto? Vale copo de vidro, de cristal, de cerâmica, de bronze, de estanho. Quanto mais baixo, bojudo, com jeito de copo bonachão, melhor. A ideia remete a um jeito camponês – sem afetação – de tomar o vinho durante a refeição.
Pitada 2: a travessa faz as vezes de bandeja.
Veja na foto que os copos estão numa travessa de cerâmica verde – a cor escolhida para o décor – em vez de uma convencional bandeja. Dar nova função a itens de cozinha é um barato – e é também o que marca as pitadas deste especial.
Pitada 3: pinheiro na decoração.
Um galho de pinheiro pequeno ajuda a dar o clima de Natal à mesa. Ele combina com os arranjos de flor e dão frescor ao ambiente (nossa ceia acontece em pleno verão, afinal). Use jarrinhas, copos e potinhos como vaso.
Veja também: #NatalPanelinha 2015 no blog da Rita, com cardápios para todos os estilos, dicas de reaproveitamento e soluções para o dia da festa
Foto: Editora Panelinha por Ricardo Toscani