Salsinha, a superpotente

Por Pitadas - 23 de janeiro de 2014
A salsinha lisa, da foto, é que a gente mais usa nos preparos e tem sabor acentuado. Já a crespa faz mais figura na decoração. No molho, o tempero dá novo gostinho a carnes vermelhas, peixes assados e aves. Vai superbem também em pratos grelhados, sopas, legumes e verduras, saladas, massas… Ou seja, com quase tudo.
Se for usar picadinha, pode pôr no começo, mas se quiser as folhas inteiras, deixe para colocar no final, assim ela não desmancha nem perde muito a cor. Normalmente se descarta os talos, que são mais fibrosos – mas são cheios de vitaminas e podem ser aproveitados também. Para salpicar as folhas inteiras sobre o preparo, corte diretamente em cima do prato pronto usando uma tesoura.
O maço de salsinha rende muito e é comum ter que descartar as folhas porque não deu tempo de usar tudo. Para evitar desperdício, você pode congelar a erva. Lave, seque bem com um pano de prato limpo, depois pique bem fino, mas bem fino mesmo, e volte tudo para o pano. Então torça-o muito bem, para retirar toda a água da salsinha. Ela irá se transformar num pó fino. Coloque num pote bem fechado e leve ao congelador.
Foto: Ricardo Toscani