Saladas incríveis: como preparar as folhas
Por Pitadas - 09 de setembro de 2016
Você se dedica o quanto pode para obter o melhor molho de salada da vizinhança, compra folhas fresquinhas e quando vai finalmente saborear a salada… Ela não está aquela delícia toda. A gente aposta que você não secou a salada direito.
Rápida revisão: lave bem as folhas sob água corrente, transfira para uma tigela com 1 litro de água e um bactericida da sua escolha. Deixe de molho por 15 minutos. Em seguida, retire as folhas com cuidado para que as sujeirinhas fiquem no fundo da tigela. Enxague. E seque bem. Use a centrífuga, um pano de prato limpo ou folhas de papel-toalha.
Salada molhada é certeza de decepção. A água dissolve e rouba o sabor do molho.
A hora de misturar o molho também conta
O tempero – especialmente o sal – faz com que as folhas murchem. Portanto, se for demorar um pouco pra comer a salada, deixe o molho separado. Se for levar de marmita, leve a salada em um pote e o molho no outro.
O pote tem uma vantagem: você abre, coloca o molho, fecha e vira o recipiente de ponta-cabeça e de volta, de ponta-cabeça e de volta, até que esteja tudo bem temperado. Se for servir numa tigela em casa, o melhor jeito de misturar é com as mãos. Se tiver uma tigela com tampa, pode fazer o mesmo método do pote. Só não chacoalhe as folhas demais, pois elas podem amassar.
Foto: Editora Panelinha