Retrospectiva: melhor sobremesa
Por Pitadas - 06 de janeiro de 2015
Hoje é o terceiro dia de retrospectiva 2014 do blog Pitadas. Na segunda-feira, você conheceu a melhor receita sem glúten. Na terça, a melhor para um detox. Hoje, como ninguém é de ferro, é hora de eleger a melhor sobremesa.
Não foi uma escolha fácil. Teve especial caramelo, suflês, sorvetes caseiros, doces com massa folhada, com vinho, guloseimas regionais, bolos, doces com ovos… Mas o grande vencedor foi o bolo gelado de coco, que superou as peras ao vinho e banana dourada com merengue.
Este clássico da infância, também conhecido como toalha felpuda, é campeão de adoradores. Embrulhadinho em papel-alúminio, fez a alegria das crianças nas festas infantis.
Bolo gelado de coco
Tempo de preparo: 15 minutos + 30 minutos no forno + 2 horas na geladeira
Serve: 12 pedaços
Para a massa
5 ovos em temperatura ambiente
1 ½ xícara (chá) / 300 g de açúcar
1 ½ xícara (chá) / 225 g de farinha de trigo
1 colher (chá) / 5 g fermento em pó
1 xícara (chá) / 250 ml leite integral
1. Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média). Prepare uma assadeira retangular de cerca de 30 x 20 cm: unte com uma camada fina de manteiga e polvilhe com farinha de trigo; chacoalhe bem para cobrir fundo e laterais e bata no fundo, sobre a pia, de modo que o excesso caia na cuba.
2. Numa tigela, junte a farinha com o fermento e misture bem.
3. Em duas tigelas, separe as claras das gemas. Misture as gemas. Na batedeira, bata as claras até que fiquem em ponto de neve. Junte as gemas e misture com cuidado. Por último, junte o açúcar e bata mais um pouco.
4. Pare de bater e adicione 1/3 da farinha; com uma espátula, misture fazendo movimentos leves, de baixo para cima, para preservar o ar na massa. Regue com a metade do leite e misture até incorporar, sempre com movimentos leves. Repita o procedimento, juntando mais 1/3 da farinha, depois a outra metade do leite, e termine com o 1/3 restante da farinha. Esse método evita que você mexa excessivamente a massa e ainda facilita a incorporação dos ingredientes.
6. Transfira a massa para a assadeira preparada e leve ao forno preaquecido para assar por 30 minutos. Espete um palito na massa: se sair limpo, o bolo está pronto e pode ser retirado do forno; caso contrário, deixe mais alguns minutinhos, até assar completamente.
7. Retire o bolo do forno e deixe descansar na assadeira.
Para a calda
1 lata / 395 g de leite condensado
¾ de xícara (chá) / 200 ml leite de coco
1 ¾ de xícara (chá) / 400 ml leite integral
1. Numa jarra, misture todos os ingredientes.
2. Com um palitinho, faça furos por todo o bolo – isso vai facilitar a penetração da calda. Regue a calda sobre o bolo ainda quente.
3. Deixe esfriar e então leve a assadeira com o bolo à geladeira. No total, a massa deverá ficar com a calda por 6 horas antes de cortar e embalar.
Para a finalização
1 xícara (chá) / 150 g coco ralado seco
Espalhe o coco num prato raso ou tigela grande. Retire o bolo da geladeira, corte em 12 quadrados e empane cada um, pressionando no coco ralado. Sirva a seguir ou, se preferir, embale individualmente em papel-alumínio."
Foto: Editora Panelinha