Retrospectiva 2014: melhor salada

Retrospectiva 2014: melhor salada
Compartilhe

Por Pitadas - 22 de janeiro de 2015


No penúltimo dia de retrospectiva do Pitadas, que desde o início de janeiro aponta as melhores receitas para você levar para 2015, hoje é dia de conhecer a melhor salada. No ano passado, elas circularam muito por este espaço. Foram receitas para os mais variados tipos de ocasiões: saladas que valem por um almoço ou jantar, receitas apropriadas para serem levadas no pote, preparos que valem como petisco.

Mas quem levou a melhor foi a clássica salada de batatas que acompanha o churrasco e vai super bem com assados. Nesta versão, ela ganha o seu toque, pois a maionese é caseira, feita por você mesmo. Duas pitadas: todos os ingredientes devem estar em temperatura ambiente, que é para o molho não desandar. Na hora de juntar o óleo, coloque um pano úmido embaixo da tigela, assim ela não fica sambando na bancada.

Salada de batatas e erva-doce com maionese caseira
Serve: 4 pessoas
Tempo de preparo: 20 minutos + 20 minutos para cozinhar as batatas

Ingredientes
1 kg de batata bolinha
1 bulbo de erva-doce (ou funcho)
1 colher (sopa) de salsinha picada
1 gema de ovo caipira
½ colher (sopa) de suco de limão
1 colher (chá) de mostarda de Dijon
½ xícara (chá) de óleo
1 dente de alho amassado
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de Preparo

1. Lave as batatas bolinhas e transfira para uma panela. Cubra com água, coloque 1 colher (chá) de sal e leve ao fogo médio. Cozinhe as batatas por aproximadamente 20 minutos (faça o teste com um garfo, elas devem estar cozidas porém firmes).

2. Retire a base do bulbo de erva-doce, separe as camadas e lave em água corrente. Corte a erva doce em fatias finas (reserve os raminhos).

3. Passe as batatas por um escorredor e leve à geladeira para que esfriem. Enquanto isso prepare a maionese: numa tigela coloque a gema com a mostarda e o suco de limão e misture com um batedor de arame. Continue mexendo sem parar e acrescente o óleo em fio continuamente, até formar um creme espesso e homogêneo. Quando a maionese estiver firme, verifique o sal e misture o alho amassado.

4. Corte as batatas ao meio e transfira para uma tigela. Junte a erva-doce fatiada, alguns raminhos da erva-doce, a maionese e a salsinha. Misture delicadamente e verifique os temperos: se necessário, acrescente mais sal e pimenta-do-reino. Reserve na geladeira até a hora de servir.


Foto: Editora Panelinha