Retrospectiva 2014: melhor ingrediente curinga
Por Pitadas - 20 de janeiro de 2015
Na retrospectiva do blog Pitadas, com as melhores receitas para você levar para 2015, hoje é dia de conhecer o melhor preparo curinga. A escolha não foi fácil. A eleita competiu com uma série de receitas práticas e fáceis que otimizam o trabalho na cozinha.
A carne seca acebolada venceu por ser uma campeã de versatilidade. Pode virar petisco, entrada, prato principal. A receita fica boa em sopa, farofa, carreteiro, com feijão e arroz, no escondidinho… o limite é a sua criatividade!
Carne seca acebolada
Serve 4 porções
Tempo de preparo: 50 minutos + 15 minutos + 12 horas de molho
Ingredientes
500 g de carne seca
1 cebola
1 colher (sopa) de manteiga
Modo de preparo
1. Numa tigela, coloque a carne e cubra com água fria. Leve à geladeira e, a cada 3 horas, troque de água. Repita a operação por mais 3 vezes, até completar 12 horas de molho.
2. Escorra a água e coloque a carne na panela de pressão. Complete com água até a metade da panela, tampe e leve ao fogo médio.
3. Assim que a panela começar a apitar, deixe cozinhar por 50 minutos. Desligue e, quando toda a pressão sair, abra a panela. Se quiser acelerar, coloque a panela sob água corrente fria (ou levante a válvula com um garfo, mas saiba que isso costuma encurtar a vida útil da panela de pressão).
4. Enquanto a carne cozinha, descasque e fatie fino a cebola. Transfira para uma tigela.
5. Com uma escumadeira, retire a carne da panela e transfira para uma tigela. Com uma pinça de comida ou com um garfo, desfie a carne, que vai estar supermacia. Descarte a gordura.
6. Leve uma frigideira de fundo antiaderente ao fogo alto e derreta a manteiga. Abaixe o fogo para médio e coloque a cebola. Refogue até que fique transparente, por cerca de 3 minutos. Junte a carne seca, mexa com uma espátula, e deixe dourar por 10 minutos. Sirva a seguir.
Foto: Editora Panelinha