Raiz Forte
Por Pitadas - 25 de março de 2013
Não, nós não estamos falando daquela pasta verde, típica da culinária japonesa. A raiz à qual nos referimos neste post é o gengibre, um ingrediente superaromático e que tem o poder de dar alma nova aos pratos cotidianos. E não precisa ser uma receita exótica: coloque o gengibre ralado junto aos tradicionais alho e cebola do refogado. Vale para preparações de peixes, aves, sopas, molhos e até em sobremesas — nesse caso, que fique claro, sem o alho e a cebola.
O ideal é usar um gengibre fresco. Se ele for bem novinho nem precisa descascar, ates de ralar. Caso contrário, com uma faquinha, retire a pele de uma das pontas e passe no ralador de porcelana, específico para gengibre, que você encontra em casas de produtos orientais.
O quê? Não tem o ralador de gengibre? Não tem problema. O truque é usar um filme (plástico) para encapar o ralador comum, naquela parte que rala fininho. Esfregue a raiz e, para extrair o gengibre ralado, retire o filme: a polpa fica toda sobre ele. Fica bem mais fácil, pois o gengibre tende a grudar no ralador. Sacou? Faça o teste.
Foto: Charles Naseh