Quiabo pra quem é de caruru
![Quiabo pra quem é de caruru](https://i.panelinha.com.br/i1/o-3695-quiabo-pra-quem-e-de-caruru.webp)
Por Pitadas - 11 de abril de 2014
Depois de fazer o frango com quiabo mineiro, que acha de mudar de Estado e preparar um prato baiano com o legume? Caruru é a escolha certa. Ele é uma mistura das tradições indígenas e africanas, e foi sendo adaptado ao longo do tempo – o caruru é uma planta de folhas comestíveis, mas elas mesmas não dão mais as caras nas receitas contemporâneas de caruru.
Existe, porém, o caruru de folha, que leva folhas de quiabo e taioba, por exemplo, em vez do legume em si. Camarão seco, castanhas e gengibre ajudam a dar o gosto característico do preparo - em alguns casos, entra também o leite de coco. Na Bahia, o 27.09 é dia de caruru: o prato é ofertado para São Cosme e Damião. Outra oportunidade é o 01.11, Dia de Todos os Santos. Na Sexta-Feira da Paixão é um clássico. Pra quem é do "sul", um final de semana qualquer pode ser o dia ideal!
Caruru
Serve 6 pessoas
Tempo de preparo: 20 minutos + 50 minutos na panela
Ingredientes
600 g de quiabo
1 cebola
¼ de xícara (chá) de camarão seco descascado
1 ¼ de xícara (chá) de castanha-de-caju torrada
1 xícara (chá) de amendoim sem casca
1 ½ xícara (chá) de água
2 colheres (sopa) de gengibre ralado
2 colheres (sopa) de azeite de dendê
sal a gosto
Modo de preparo
1. Numa tigela grande, coloque o quiabo e cubra com água e 1 colher de (sopa) de vinagre. Deixe de molho por 10 minutos, retire o quiabo e espalhe num pano de prato limpo para secar. Enquanto isso, descasque e pique fino a cebola.
2. Numa tábua, corte e dispense o topo do quiabo. No sentido do comprimento, corte o legume em quatro partes; mantenha as partes juntas e fatie.
3. Leve uma panela ao fogo médio. Quando aquecer, junte o azeite de dendê e refogue a cebola por 5 minutos. Junte os cubinhos de quiabo, tempere com sal e refogue por 15 minutos, mexendo de vez em quando.
4. Enquanto isso, no liquidificador, bata o camarão seco com o amendoim, a castanha e ½ xícara (chá) de água, até formar uma pasta.
5. Depois dos 15 minutos, junte ao quiabo a pasta de camarão, o gengibre ralado, o restante da água e misture bem. Abaixe o fogo, tampe a panela e deixe cozinhar por mais 30 minutos, mexendo sempre para não queimar. Verifique o sabor e, se necessário, ajuste o sal. Sirva bem quente.
Foto: Livia Miglioli