Pipoca na panela, e temperada

Pipoca na panela, e temperada
Compartilhe

Por Pitadas - 11 de agosto de 2014


Pipoca vai bem no cinema, no parque, no circo, em frente à TV, para adultos e crianças – com suco, coca-cola ou guaraná – e até como petisco para a cervejinha com os amigos maiores de idade. E a facilidade da pipoca de micro-ondas? Alguns minutinhos e… Opa, peraí! A pipoca industrializada até pode ser mais prática, mas não é a melhor opção porque tem, além de milho no pacote, gordura, sódio e aromatizantes. Por aqui a gente defende que pipoca boa mesmo é feita na panela. E esta semana no Pitadas é dedicada a ela.

O milho de pipoca é específico. Menor, mais arredondado, tem muito do chamado amido duro e sua casca é mais grossa, ao contrário do milho comum. É o amido duro que se expande quando os grãos são aquecidos, e como a casca é firme, ele aumenta muito até que finalmente estoure, daí a camada branquinha da pipoca.

Uma boa medida para servir duas pessoas é fazer ½ xícara (chá) de milho para 2 colheres (sopa) de óleo – usando esta receita como base a gente vai mostrar possibilidades mil de temperar a pipoca. Não perca os posts até sexta-feira. E olha a pitada: sirva na caneca!

Foto: Ricardo Toscani