Pernil assado para celebrações

Pernil assado para celebrações
Compartilhe

Por Pitadas - 29 de abril de 2014


Pernil assado é daqueles pratos de receber, que a gente faz quando a família toda vai almoçar em casa. É um preparo que demanda tempo, por isso vai bem nessas ocasiões festivas.

O segredo está em caprichar na marinada para que a carne fique bem saborosa! E não adianta querer apressar o tempo de cozimento: ele é lento mesmo, mas necessário para um bom resultado: ou seja, uma carne macia e nada ressecada. Pitada boa: o pernil vai ficar 12 horas marinando. Retire da geladeira 30 minutos antes de levar ao forno, assim você garante um cozimento mais uniforme e dentro do tempo indicado.

Para acompanhar, vá de abacaxi grelhado, farofa e um arroz festivo, que acha?

Pernil assado
Serve 8 pessoas
Tempo de preparo: 15 minutos + 4 horas e 30 minutos no forno + 12 horas para marinar

Para o pernil 1 pernil de porco de cerca de 3 kg
9 dentes de alho
6 folhas de louro
4 ramos de alecrim
1 garrafa de vinho tinto (750 ml)
sal e pimenta-do-reino moída na hora

Na véspera
1. Numa assadeira grande que comporte o pernil, coloque os ramos de alecrim, o louro, o vinho tinto, o sal e a pimenta-do-reino.

2. Numa tábua, esmague os dentes com a lateral da lâmina da faca (apertando com a palma da mão). Descarte as cascas, que irão se soltar. Transfira para a assadeira.

3. Com a ponta de uma faca afiada, faça incisões ao longo da carne do pernil. Transfira para a assadeira, cubra com papel-alumínio e leve à geladeira por cerca de 12 horas, virando o pernil na marinada por pelo menos 2 vezes.

No dia de assar
1. Preaqueça o forno a 160 °C (temperatura baixa) e retire a assadeira da geladeira para quebrar o gelo, cerca de 30 minutos antes de levar ao forno.

2. Certifique-se de que o papel-alumínio está bem vedado e leve a assadeira ao forno por 3 horas, sem abrir a porta.

3. Retire do forno e, com cuidado para não se queimar como vapor, retire o papel-alumínio. Regue a carne com o caldo do cozimento e cubra novamente com o papel-alumínio. Volte ao forno e deixe assar por mais 1 hora.

4. Retire o papel-alumínio, regue com mais caldo e deixe no forno até dourar, cerca de 30 minutos.

5. Transfira o pernil para uma tábua e deixe descansar em temperatura ambiente com papel-alumínio, por cerca de 10 minutos, antes de fatiar.

Foto: Livia Miglioli