Pavê de Páscoa da Lu

Por Pitadas - 04 de abril de 2014
Sabe aquela sobremesa que leva o (nada animador) nome de salame de chocolate? O tradicional preparo italiano inspirou a chocolatière Luciana Lobo quando a gente fez a ela um pedido especial: uma sobremesa para a Páscoa.
A Lu veio com uma ideia ótima: transformar o salame, que é seco, em um pavê, que chega à mesa servido em copinhos, com direito a surpresa dentro: frutas secas e biscoito de maisena, que dão textura à sobremesa. O melhor de tudo é que é fácil de preparar. Dica da Lu: "Se preferir usar chocolate bem amargo (70% cacau), fica ótimo também).
Pavê de Páscoa da Lu
Faz 8 porções
Tempo de preparo: 30 minutos
Ingredientes
200 g de chocolate amargo
150 g de manteiga em temperatura ambiente
2 ovos
½ xícara (chá) de açúcar
½ xícara (chá) de nozes picadas
½ xícara (chá) de passas brancas
½ pacote de biscoito tipo maisena (100 g)
1/4 de colher (chá) de sal
Modo de preparo
1. Com uma faca, pique as nozes e quebre os biscoitos rusticamente. Transfira para uma tigela, misture a uva passa e reserve.
2. Sobre uma tábua, pique o chocolate, passe para uma tigela de vidro ou inox e junte a manteiga.
3. Leve uma panelinha com dois dedos de água ao fogo baixo e coloque a tigela em cima, sem encostar na água (a fonte de calor para derreter o chocolate deve ser o próprio vapor). Com uma espátula, mexa até incorporar bem.
4. Na batedeira, bata os ovos com o açúcar e o sal. Junte o chocolate derretido e bata até incorporar e ficar liso.
5. Acrescente as nozes, biscoitos e uvas passas ao creme de chocolate e misture delicadamente.
6. Distribua o pavê em xícaras de chá e potinhos coloridos e leve à geladeira até a hora de servir.
Foto: Livia Miglioli