Pastel de carne e ovo de codorna

Pastel de carne e ovo de codorna
Compartilhe

Por Pitadas - 11 de junho de 2014


Nosso especial Petiscos da Copa está recheado de especialidades brasileiras – mas que nem sempre a gente se anima a fazer em casa. O pastel é um por exemplo. Essa maravilha, que a gente deixa pra comer na feira aos finais de semana, parece ser um petisco perfeito para uma reunião em que o tema é o futebol. E é!

O pastel caseiro leva carne moída com ovo de codorna e vai pra frigideira quentíssima. Para completar, um bom vinagrete!

A massa é aquela fácil de encontrar nas barracas de pastel da feira mesmo – são melhores do que as de supermercado. É só caprichar no recheio, montar, fritar e aproveitar. E como essa receita rende bastante, se quiser é só congelar já recheado. No dia do jogo é só fritar – ainda congelado.

Atenção ao vinagrete. Quanto antes você fizer, mais líquido ele solta. Então pra quem gosta de vinagrete bem sequinho, o truque é deixar os legumes já picados enquanto o recheio do pastel esfria e só temperar na hora de servir.

Pastelzinho de carne moída com vinagrete
Serve: 4 pessoas
Tempo de preparo: 40 minutos

Para o recheio
Ingredientes
12 ovos de codorna
500g de patinho moído
½ cebola média
2 dentes de alho
1 tomate sem pele e sem sementes picado
3 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de azeitona preta sem caroço picada
1 colher (sopa) de cebolinha picada
1 colher (chá) salsinha picada
½ colher (chá) de cominho em pó
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto

Modo de Preparo
1. Numa panela, coloque os ovos de codorna, complete com água e leve ao fogo médio. Quando começar a ferver, conte 5 minutos. Escorra os ovos e passe por água fria corrente – assim, fica mais fácil descascar. Descasque e divida em metades no sentido do comprimento e, cada metade, em duas partes. Reserve.

2. Leve uma panela com 2 colheres (sopa) de azeite ao fogo médio. Quando aquecer, junte a carne e, com um garfo, vá desmanchando os pedaços que se formarem – desta forma, a carne fica bem soltinha. Tempere com sal e pimenta-do-reino e deixe cozinhar por 5 minutos, mexendo de vez em quando. Transfira a carne para uma tigela e reserve.

3. Na mesma panela adicione uma colher (sopa) de azeite, junte a cebola e refogue por 3 minutos. Acrescente o alho e mexa até perfumar. Adicione o tomate e refogue por mais 1 minuto. Por último, junte a carne, a azeitona e refogue por alguns segundos.

4. Tempere com sal e cominho em pó e salpique a salsinha e a cebolinha picadas. Misture delicadamente, desligue o fogo e deixe esfriar.

Para o molho vinagrete
Ingredientes
½ cebola roxa picada em cubinhos
1 tomate maduro picado, sem pele e sem sementes
¼ de pimentão vermelho picado em cubinhos
caldo de 1 limão
1 colher (sopa) de vinagre branco
½ xícara (chá) de azeite
1 colher (chá) de coentro picado
½ colher (chá) de sal

Numa tigela coloque a cebola, o tomate e o pimentão em cubinhos e junte o azeite, suco de limão e o vinagre. Adicione o coentro picado, tempere com sal e misture delicadamente. Reserve.

Para a montagem
Ingredientes
1 rolo de massa pronta para pastel
½ litro de óleo

Modo de preparo
1. Corte o rolo de massa ao meio, formando 2 rolos menores (isso facilita a montagem dos pastéis e aumenta o rendimento da massa).

2. Abra o rolo de massa e faça cortes retangulares (de aproximadamente 6 cm de largura) ao longo da massa. Separe um copo de água filtrada e um garfo.

3. Coloque 1 colher (chá) de recheio e um pedaço de ovo de codorna no centro de cada retângulo. Molhe a ponta dos dedos na água filtrada e passe na borda dos pastéis (isso facilita o fechamento e impede que eles abram na hora de fritar). Feche os pastéis pressionando as bordas com um garfo (cuidado para não furar a massa). Repita o processo até terminar todo o recheio.

4. Leve uma panela pequena e funda com o óleo ao fogo médio para aquecer – se quiser saber o ponto exato, vale o truque da vovó: coloque um palito de fósforo dentro do óleo; quando acender é sinal de que o óleo está na temperatura certa para fritura.

5. Transfira os pastéis para o óleo quente (no máximo 2 por vez) e frite até ficarem dourados. Retire com uma escumadeira e transfira para uma travessa forrada com papel toalha. Repita o procedimento até fritar todos os pastéis e sirva a seguir com molho vinagrete.