#PanelinhaDiaDasMaes: torta de caqui com creme de limão
Por Pitadas - 27 de abril de 2016
É uma torta ou uma flor? E que pétalas são essas? A gente já responde, mas vale dizer que, se esta torta fosse uma flor, seria uma espécie tropical. Tropicalíssima!
Se você gosta de torta de limão, mas gosta ainda mais da ideia de fazer diferente, aposte nesta sobremesa, que leva fatias de caqui grelhados na cobertura e recheio de creme de limão – variação do recheio da torta de limão com merengue, que foi destaque no post anterior, esta leva um ingrediente a mais: creme de leite.
Clique para ver a receita completa da torta de caqui com creme de limão.
O contraste de sabores é interessante: o doce do caqui + o azedinho do limão. A ideia é perfeita para o momento, já que está na época do caqui e é fácil de encontrar para comprar. A gente usou o caqui fuyu, de cor alaranjada e consistência mais firme do que o rama forte, por exemplo. Pitada: a montagem da cobertura deve ser feita na hora de servir, pois o caqui solta água depois de cortado. Para criar esse visual de pétalas, comece a espetar as fatias uma ao lado da outra, como um caracol, de fora para dentro.
E então, quem se responsabiliza por essa etapa do preparo? No especial #PanelinhaDiaDasMaes, a gente sugere que você prepare uma torta a várias mãos – sendo que um par delas é o da sua própria mãe. Cozinhar junto é um ótimo jeito de aprender técnicas, truques e atalhos que não estão no caderno de receitas da casa. Se a mãe em questão não souber cozinhar, sem problema: as receitas de tortas selecionadas para o especial são superbem explicadas, assim cada um se responsabiliza por uma etapa da preparação. Resultado: a torta que vai para a mesa não é apenas uma torta, mas um preparo cheio de afeto. E flores – prepare um arranjo que vai no próprio prato de bolo em que a estrela do cardápio é servida.
Leia no Blog da Rita:
Dia das Mães: dia de cozinhar juntos
Cardápios para tortas salgadas do especial #PanelinhaDiaDasMaes
Foto: Fotos: Editora Panelinha / por Ricardo Toscani