Os segredos da farofa nota mil

Os segredos da farofa nota mil
Compartilhe

Por Pitadas - 09 de outubro de 2013


Farofa é que nem bolo e feijão: tem gente que simplesmente tem talento nato pra acertar o ponto e o tempero. Mas isso não é dom divino, não. De posse das informações certas, você também chega lá. Nossas infalíveis Pitadas estão a seguir.

A base da maioria das farofas é farinha (geralmente de mandioca ou de milho) misturada a gordura (normalmente manteiga). Sobre elas, vão temperos como sal e pimenta-do-reino. Para que fique mais elaborada, ela requer incrementos como alho, cebola, ovo, cheiro-verde picado, bacon, castanhas, cenoura ralada, uvas-passas, banana.

A proporção de manteiga em relação à farinha deve ser de 1:3, ou seja, para cada parte de manteiga, três partes de farinha de mandioca. Você vai ver como a farofa vai ficar bem úmida e saborosa.

Para garantir uma farofa mais macia e clarinha, use a farinha de mandioca crua. Para que a farinha fique dourada e crocante, use a de mandioca torrada. Só tem farinha crua em casa e quer uma farofa crocante? Então leve-a por 10 minutos ao fogo baixo em frigideira de ferro ou antiaderente, mexendo sempre. Se vai usar a de milho, prefira em flocos e toste conforme seu próprio gosto em fogo bem baixo – no mínimo 6 minutos, no máximo 20 minutos.

Pronto para começar?

Foto: Editora Panelinha