Olha o tomate!

Olha o tomate!
Compartilhe

Por Pitadas - 13 de abril de 2015


Vem que tá barato! No blog Pitadas, moça bonita não paga, mas também não leva. Quer fiado? Só amanhã. Calma, prendada... A gente dá o troco em pitadas!

Primeiro, te mostramos todos os tipos de tomate - quais são bons pro molho, e quais vão bem na salada. E só depois vem dicas de habilidades na cozinha, truques de economia doméstica e até uma receitinha pra mostrar que molho de caixinha não tem vez na sua casa.

Tomate não é tudo igual

Carmem
Ideal para: saladas
Este é o tipo mais popular e comercializado no Brasil, conhecido também como longa vida. A desvantagem do tomate Carmem é ser um pouco aguado. Evite usar para preparar molhos: além de não ter muito sabor, deixa o preparo com cor alaranjada em função de um gene específico que ajuda sua na conservação.

Caqui
Ideal para: vinagrete
Por não ser adocicado, não é a melhor escolha para quem deseja preparar molhos. Tomate caqui tem uma dose de acidez que vai bem em saladas, e é ótimo para fazer vinagrete no churrasco entre amigos. Tem a consistência firme e dura bem na geladeira. Pitada extra: antes de servir, tire o tomate da geladeira até que atinja temperatura ambiente. Quando gelado, o tomate caqui perde um pouco do sabor.

Holandês
Ideal para: servir como salada ou assado
O mais legal desse tomate é a apresentação: vem em ramos, como é colhido. Pelo tamanho, são ótimos para salada, e ficam lindos quando assados. ​​Tem baixa acidez e doçura acentuada.

Débora
Ideal para: salada, molho e preparar tomate seco:
Este é o tipo mais democrático de tomate. Serve para salada e molho, apesar de ser um pouco ácido. É usado para fazer tomate seco — aquele ícone gastronômico da década de 80. É​ mais carnudo que o caqui e o carmem, porém tem mais semente e água que o italiano.

Italiano
Ideal para: molho
​​Esse é o melhor tipo de tomate para molhos: tem polpa sólida, adocicada, com pouca semente. O​ formato é alongado, oval.

Cereja
Ideal para: canapés
​​É o mini­tomate. Tem intenso sabor adocicado e alto teor de água. É ótimo para espetinhos de canapés e saladas em geral.

Sweet Grape
Ideal para: canapés
Parece um mini-italiano, por ser alongado e adocicado. É mais doce e intenso que o cereja.

Fotos: Gilberto Oliveira Jr./Editora Panelinha