#NatalPanelinha: pernil suíno versus peru de Natal

#NatalPanelinha: pernil suíno versus peru de Natal
Compartilhe

Por Pitadas - 16 de novembro de 2015


Já perguntou como é a ceia na casa dos seus amigos? Cada um tem uma delícia diferente para contar. Comum entre a maioria: é um banquete, e peru não pode faltar. Tradição é tradição, né? Tem gente que não mexe nela por nada nesse mundo – e dá-lhe fios de ovos!

Mas, vai que… Vai que você, assim como a gente aqui no Panelinha, começou a implicar bastante com o (forte) tempero pronto dos perus congelados. Implicar a ponto de sacudir, ou melhor, derrubar, os alicerces da tradição. Em português claro: dar folga para o peru; pular o peru; passar sem o peru.

Leia no blog da Rita: Cadê o peru sem tempero pronto?

Achou forte demais? Então mantenha o peru, mas prepare uma alternativa à altura. Nossa sugestão é servir um belo pernil de porco desfiado. Demora menos para cozinhar porque ele é feito na pressão – mais prático! Mas isso não significa menos sabor. Pelo contrário: a carne chega à mesa supersaborosa, já que o tempero tem total controle de qualidade, afinal foi feito por você mesmo: o molho leva abacaxi, pimentão e cachaça; a carne é temperada com cominho e o refogado tem pimenta-dedo-de-moça. Alguma dúvida de que vai fazer o maior sucesso na ceia?

A receita é novidade no site: clique para ver o pernil com molho de abacaxi e pimentão na pressão.

Divisão de tarefas
Que membro da família vai fazer o pernil? Quem mais se incomodar com o tempero pronto do peru pode ser um bom candidato! É bom que ele tenha uma panela de pressão com capacidade para 6L – a receita serve 8 pessoas.

Fotos: Editora Panelinha / por Ricardo Toscani