#NatalPanelinha: farofa brasileira – e nota mil
Por Pitadas - 09 de dezembro de 2015
Natal sem farofa? Ai, ai, ai, não pode, minha gente. O prato é um clássico nacional – e a gente ama, não ama? Para o especial #NatalPanelinha, receita nova de farofa não poderia faltar – e olha que o Panelinha tem uma quantidade enorme de opções do prato!
Farofa boa é feita com manteiga, é crocante, salgada na medida, e esbanja personalidade. Ah, nesses quesitos todos a farofa de biju com castanha-do-pará ganha nota dez. Com pegada brasileira, leva, além da castanha nacional, raspas de limão – o toque cítrico deixa o prato refrescante!
A primeira pitada para acertar na preparação é picar bem as castanhas, assim elas aparecem em todas as garfadas. A segunda pitada é não errar a mão ao fazer as raspas do limão: a parte branca da casca amarga a receita; mantenha distância.
Divisão de tarefas
A farofa tem algumas vantagens: é fácil de fazer, vai para a mesa em temperatura ambiente e, por isso mesmo, pode ser preparada com antecedência. Na corrida pelas vagas da ceia compartilhada, melhor deixar este prato para quem tem perfil para o nobre cargo: é bom piloto de fogão, ama farofa e não economiza em quantidade (é que farofa não pode faltar nem na ceia, nem no almoço repeteco do dia 25). Mande o link para os candidatos da família!
Planeje, planeje!
Abaixo: links úteis para encontrar receitas e dicas mil que ajudam a montar a ceia de Natal.
Fotos: Editora Panelinha / por Ricardo Toscani