Na fazenda: cocada amarela
Por Pitadas - 20 de junho de 2014
O especial Fazenda da Annelise termina com um doce bem doce: a cocada. Por lá, a gente provou a cocada amarela, conhece? Ela é servida junto com o pudim de claras – quem já fez esta receita sabe que sobram gemas… Combinação perfeita: claras para o pudim, gemas para a cocada.
Na cozinha da fazenda, a cocada é feita à moda antiga. O coco seco é pesado com água e tudo. Esta é a base para a medida de toda a receita, segundo conta a Norma, uma das cozinheiras. Para cada quilo de coco, vai 1 kg de açúcar e uma dúzia de gemas.
Cocos pesados, é hora de furar para tirar a água. Depois as frutas vão para o forno até que a casca estale. Então elas abrem manualmente um por um e ralam a polpa. Pois, sim: método totalmente artesanal. Ainda bem que na cidade grande já é possível comprar coco fresco ralado na feira…
O açúcar vai com água para a panela, em fogo baixo, para formar uma calda. Depois é a vez de juntar o coco, mas Norma já avisa – e quem já fez calda de açúcar sabe: ela espirra que é uma beleza, tem que tomar cuidado para não se queimar.
Coco cozido, fogo desligado. É a vez de peneirar as gemas, que vão sendo adicionadas à calda, em fogo baixo, aos poucos. Mais cerca de cinco minutos e o doce deve estar no ponto. "A cocada amarela é um dos clássicos da mesa de doces", confirma Annelise. A gente até ficou com vontade de testar a receita, e você?
Leia todos os posts do especial Fazenda da Annelise:
Na fazenda: crudités variados e saudáveis
Na fazenda: hora do suco
Na fazenda: um jeito de servir feijoada
Na fazenda: doce de compota
Na fazenda: crochê nos copos
Na fazenda: bolo da tarde
Especial Fazenda da Annelise
Foto: Annelise de Salles