Mesa rosé pede... Vinho rosé

Por Pitadas - 23 de outubro de 2013
Os tons pastel estão em alta nas passarelas. Bem, você está lendo este post porque gosta mesmo é de cozinhar e receber bem, mas note que, com essa preciosa informação em mãos, você compreende no ato a ideia da mesa acima, rosé que só ela. Nesta Semana da Moda do Pitadas a nossa proposta é justamente pinçar tendências de desfiles e fazer com elas uma leitura "cozinha". Gostou do resultado?
Se for usar em casa, a nossa segunda Pitada, que também tem a ver com estilo, é aproveitar para servir um vinho rosé, que vai harmonizar perfeitamente com o clima leve.
O rosé é feito com uvas tintas – cabernet sauvignon, chardonnay, grenache, merlot e pinot noir são as mais comuns – e seu sabor puxa mais para um lado sutil do vinho tinto, porém com notas refrescantes. O processo de feitura do vinho é uma mistura dos processos de tinto e branco. A maceração, por exemplo, deve ser feita com mais cautela para não passar da coloração desejada.
Ele vai bem com carne, peixe, frango, salada, queijo de cabra e frutas como morango e cereja. Por isso, é considerado versátil, o que facilita na hora de escolher um vinho para a refeição.
O curioso é que, há não muito tempo, os rosés não eram bem vistos. Havia uma espécie de norma que ditava que ele só devia ser servido no verão, e que era doce demais. Mas esse tabu foi quebrado e a bebida não só ganhou reconhecimento, como tem se tornado mais sofisticada. Tem até taça específica (menor, porém mais bojuda que a de vinho branco), mas na falta de uma, vá de taça de vinho branco ou, no caso do champanhe, uma taça vintage, pra fazer ainda mais charme.