#MARMITASDOPANELINHA: frutas, legumes e verduras
Por Pitadas - 10 de maio de 2016
Diga em voz alta: frutas, legumes e verduras. Sentiu o frescor e a leveza? Taí a função que esses três ingredientes melhor desempenham quando adicionados às marmitas.
Como elas entram na marmita? Ah, de mil e um jeitos. Folhas verdes pra qualquer hora. Lâminas de abobrinha cruas ou rodelas de abobrinha grelhadas? Couve-flor no vapor. Vagem grelhada. Tomate cru, só se for sem semente, ou na versão tomate-grape (que vai inteiro e não cria água). Fios de pupunha, alguém? Beterraba em palitos, versão picles, pra colorir tudo! Manga, figo ou maçã na salada; vinagrete de morango, pastinha de abacate, chutney de abacaxi. Vixe, quanta opção.
Escolha de acordo com sazonalidade: é quando os ingredientes estão na sua melhor forma, e a preços mais baixos.
As frutas podem fazer as vezes de sobremesa. Nesse caso, podem ser levadas inteiras (pera, maçã, banana, goiaba, carambola, morango, uva) ou mesmo na salada de frutas (o suco de laranja, que é ácido, não deixa as frutas escurecerem). Podem e devem ser cortadas antes: manga e melão.
Quer levar suco? Melhor preparar no dia mesmo, de preferência com a fruta in natura, e que não amarga facilmente (ou seja, limão não vale).
Legumes: diversifique as variedades e mude o tipo de cozimento (cru, no vapor, grelhado, assado) para não enjoar nunca. O senão é com os legumes cozidos, que quando requentados tendem a perder textura e cor.
Cenoura e beterraba ralados, um clássico das saladas, podem ser ralados no dia anterior e guardados em recipiente bem fechados, embalados em papel-toalha úmido para não ressecar.
Para que não murchem, as folhas verdes devem ser transportadas em separado, ou perto de preparos frios e sem molho (o molho da salada entra em cena só na hora de comer).
Fotos: Editora Panelinha / por Gilberto Oliveira Jr.