Manga com leite pode?
Por Pitadas - 10 de junho de 2013
Cuscuz de tapioca virou moda — pelo menos aqui no Panelinha! A gente adora esta preparação simples e delicada, bem brasileira, que também é conhecida como bolo cru, em muitos lugares do país. (Não é incrível um bolo que não precise ir ao forno?) Na Bahia, é servido no café da manhã, regado com leite de coco; para os cariocas é lanchinho de praia, servido com um fio de leite condensado.
No livro Cozinha de Estar, a Rita sugere modelar o cuscuz numa fôrma de bolo inglês e servir com calda de chocolate. Um momento prestígio da tapioca! Veja a receita da calda de chocolate para servir com o cuscuz.
Outro sucesso absoluto é o cuscuz de tapioca de colher, uma espécie de mingau gelado, que pode ser servido puro, com coco ralado, com calda de chocolate, polvilhado com pé-de-moleque... E com manga!
São tantas as possibilidades que até o conhecimento popular é colocado em xeque. Sim, porque no caso da preparação da foto acima, o cuscuz é servido com uma manga grelhada. Quem disse que manga com leite não pode? A gente simplesmente adorou essa versão com um ‘steak’ de manga, de tão carnuda que a fruta fica! (Até faca de carne a gente usou na produção!)
Manga grelhada
O preparo não poderia ser mais simples. Mas tem um segredinho: a manga certa. O tipo palmer tem o caroço menor — e também tem menos fiapos. Depois de descascar a fruta, no sentido do comprimento, corte duas fatias grossas, bem rentes ao caroço. (Vai sobrar uma fatia fina central, com o caroço, cuja polpa você pode cortar em tiras ou cubos para outra preparação.)
Nas duas fatias grossas, polvilhe um pouco de açúcar na parte plana, cerca de 1 colher (chá) em cada. Numa frigideira antiaderente, aqueça um pouco de manteiga e grelhe as fatias com a parte plana para baixo, até que comecem a caramelar, cerca de 5 minutos. Transfira para o prato com o cuscuz e sirva a seguir.